quinta-feira, 1 de março de 2012

´PRIVILÉGIO OU PREVILÉGIO.

Muitos vezes  costumam pronunciar e até escrevea a palavra "PREVILÉGIO". O correto é   "PRIVILÉGIO" da mesma família de privar, privativo.

POR ISS0.

"Por isso"  sempre deve se grafada separadas.
 A mesma coisa "por isto"

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

APÓSTROFO E APÓSTROFE.

Apóstrofo é um sinal gráfico que indica supressão de de letra.
D'agua, estrela -d'alva
Apóstrofe:
 "Meu Divino Espírito Santo!!!
Apóstrofo - sinal gráfico.
Apóstrofe - Figura de líguagem.

MAIÔ

Certo dia sentado com algumas pessoas e uma que representava "xique" estava comentando que andou todo o comércio e não encontrou " O MAIÔR"  no modelo que ela estava querendo, saí e não tive coragem de corrigi-la.
O nome daquela peça de roupa que as mulheres usam para banhos de mar e piscina chamamos de MAIÔ.
(rsss fique com vergonha por ela. rsss)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

SOBRE O BLOG

Não quero ser pretensioso e nem assumir uma intelectualidade superior, sou um simples professor. O que pretendo com este blog é fazer pequenas correções das  dúvidas existentes com falantes e na escrita feita por nossos alunos. Tudo isto de uma forma leve e divertida nas postagens. Provavelmente irão encontrar alguns erros  " MAS PROFESSOR NÃO ERRA, PROFESSOR ENGANA-SE" rsssss
Abração

OBRIGADO OU OBRIGADA?

SIMPLIFICANDO
A palavra "OBRIGADO", como forma de agradecimento, concorda em gênero e número com a pessoa que está agradecendo. Portanto, o homem diz "obrigado"  e a mulher diz"obrigada".
Exemplos:
A balconista disse:
- Muito obrigada.
O cliente respondeu:
- Obrigado pela gentileza no seu atendimento.  ( não responda   "de nada" rssss)

AOS ESTUDIOSOS:
 "Como agradecimento é “fico-lhe obrigado”, isto é, “passo, a partir deste momento, a ser seu devedor”. Logo se vê que obrigado, aí, é um adjetivo. Naturalmente, exige que a ele se apliquem as flexões cabíveis de número e gênero: obrigada, obrigados, obrigadas.
Acontece que esse papel de adjetivo vem se perdendo há muito tempo na palavra obrigado quando a empregamos com o sentido de “grato”. Hoje o termo costuma ser usado como interjeição, o que torna natural que seja compreendido como invariável.
Portanto, o que de um certo ponto de vista é um erro indiscutível também pode ser encarado como uma mutação lingüística em curso."